Cambraia Cafés

CAMBRAIA CAFES DESDE 1896 DIRETO DA ORIGEM

  • Português do Brasil
  • English

Glossário do Café

Bebida mole – Café com gosto suave e naturalmente doce, caramelado no cheiro e no sabor. É a melhor bebida do café arábica. Pode ser comparado a comer uma fruta madura em seu melhor momento, no ponto ideal de seus açúcares, ácidos e aroma.

Ponto de torra – No processo de torrefação, o grão é preparado para a moagem sendo submetido a altas temperaturas. O ponto de torra é fundamental para se obter uma bebida de qualidade, pois é ele que define o sabor e a acidez do café. A torra vai de Muito Clara a Muito Escura, passando por tons médios. Quando mais clara, mais acentuada a acidez e menos amargo o sabor.

Arábica – É o nome popular da espécie de grão Coffea arábica. É um café produzido em propriedades acima de 800m de altitude que resulta em bebidas de qualidade superior, com aroma intenso e gosto suave. É originário do Oriente e possui muitas variedades, entre elas Mundo Novo e Bourbon Amarelo.

Robusta – É o nome popular da espécie de grão Coffea canéfora cujas principais variedades são robusta e conillon. Possui duas vezes mais cafeína que a espécie arábica e é muito utilizado em blends para fortalecer o corpo do café. Suas plantações encontram-se em terras baixas, resultando em um café com sabor bastante característico, que apresenta acidez mais baixa e pouca complexidade de sabores.

Blend – É a mistura de grãos que compõe o café, podendo utilizar apenas uma espécie de grão ou espécies que tenham características diferenciadas e complementares (acidez com doçura, aroma intenso com encorpado). A composição do blend determina a alta qualidade e as características da bebida, sendo responsável por seu equilíbrio.

Corpo – É a sensação que a bebida causa na boca ao ser percebida pelo paladar. Entre suas características estão o volume, a densidade e a permanência do sabor. Suas características dependem de aspectos como o blend de grãos e o ponto de torra utilizado.

Crema – É a espuma com coloração marrom-dourada que se forma na superfície do café expresso. Sua consistência cremosa vem dos gases presentes no grão de café que se misturam ao líquido sob alta pressão. A crema é um sinal de boa extração do expresso.


MUNDO DO CAFÉ

A origem do Café

A história do café começou no século IX. O café é originário das terras altas da Etiópia (possivelmente com culturas no Sudão e Quênia) e difundiu-se para o mundo através do Egito e da Europa. Mas, ao contrário do que se acredita, a palavra “café” não é originária de Kaffa — local de origem da planta —, e sim da palavra árabe qahwa, que significa “vinho”(قهوة), devido à importância que a planta passou a ter para o mundo árabe. Leia mais »